Experimentando o Quebrar Do Homem Exterior E O Liberar do Espirito


Nos primórdios de sua vida cristã, Watchman Nee aprendeu a tomar a cruz, viver uma vida crucificada e na presença do Senhor. Os capítulos do seu livro a vida cristã normal foram lições aprendidas naqueles primeiros anos. Mas tarde ele aprendeu outras lições espirituais da disciplina do Espírito Santo, o quebrar do homem exterior  e o liberar do espírito.  Em nossa comunhão, depois de seus muitos sofrimentos durante a guerra, ele enfatizou três pontos principais: a disciplina do Espírito Santo, o quebrar do homem exterior e o liberar do espírito.

Sem duvida, Watchman Nee aprendeu muitas lições durante o período de sofrimentos, mas na sua comunhão ele não revelou outras lições.  Ele não apenas falava do quebra do homem exterior e liberar do espírito, mas essa experiência também era sua realidade. No final da década de 1940, quando quando reassumiu seu ministério, o que provinham dele era a impressão de que ele era um homem quebrantado, um homem por meio do qual o Espírito podia ser plenamente liberado.

Ele sempre compartilhava que, apesar de o Espírito Santo habitar no nosso espírito, se o nosso homem exterior não for quebrado, nosso espírito jamais pode ser liberado. O Espírito Santo que habita no nosso espírito é confinado e aprisionado pelo homem exterior. Por essa razão, o homem exterior precisa ser quebrantado a fim de que o homem interior ( o espírito humano com Espírito Santo) possa ser liberado. A base bíblica para essa realidade é 2 Coríntios 4:16: "Mesmo que nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia.''
Watchman Nee ensinou que quando contatamos os outros, pregamos o evangelho, ministramos a palavra ou testifìcamos, precisamos do liberar do espírito para que o Espírito da vida possa fluir de nós afim de transmitir  vida aos outros. Quanta Vida pode ser transmitida em testemunho e mensagem depende de quanto espírito pode ser liberado se nós. O tanto de espírito que pode ser liberado depende de quanto o homem exterior foi partido. Não é simplesmente uma questão de arrancar algum aspecto do nosso ser natural; é uma questão do que quebrantamento do homem exterior.


Ao contatar os outros, Watchman Nee não exercitava sua capacidade natural para entender a situação deles. Ele sempre exercitava seu espírito para sentir a verdadeira condição deles diante do Senhor. Sempre que ouvia ou falava a alguém, seu espírito liberado ia na frente, e não seu homem exterior quebrantado. O resultado era que o que ele falava os outros não era mero conhecimento ou ensinamento, mas suprimento de Vida transmitido em seu espírito liberado.

Quando ministrada a palavra, o crucial era o liberato espírito ele não se importava com a doutrina, mas em liberar  seu espírito.

Para ele, o ministério da palavra do Senhor era um fracasso se não houvesse o liberar do espírito. Não era difícil para Watchman Nee liberar seu espírito, pois através de anos de sofrimento seu homem exterior fora quebrado. Todavia, era difícil para nós que estávamos com ele liberar nosso espírito, pois nosso homem exterior ainda permanecia inteiro.


Quando estava com os outros ou quando ministrada a palavra, era-lhe desnecessário gastar longo período para preparar seu espírito a fim de que fosse liberado. Na palavra de abertura ele podia liberar seu espírito sem nenhum espaço de tempo. Como seu homem exterior estava partido, ele podia liberar seu espírito a qualquer momento, a não ser que o restringesse deliberadamente. Para nós outros, não era fácil liberar nosso espírito; mas era-lhe difícil restringir o seu, porque a casca do seu homem exterior fora partido.


 O que estamos falando aqui não é simplismente  sobre andar no espírito a fim de que possamos viver uma vida espiritual; estamos falando do liberar do espírito para que a vida possa ser liberada desde o nosso interior para suprir e nutri os outros. A comunhão e o ministério de Watchman Nee eram ricos em vida. O segredo era este: Seu homem exterior fora quebrado.

Watchman Nee enfatizava fortemente quebrar do homem exterior para a liberação do espírito. Ele compartilhava que o partir do homem exterior não pode ser realizado num curto espaço de tempo. Todas as situações e ambientes em toda a nossa vida são preparados por Deus com o fim de realizar essa tarefa. Essa é a consumação final e máxima da disciplina de Espírito Santo.

Nos dias subsequente à reassunção de seu ministério, ele enfatizava repetidamente o quebrantamento do homem exterior.  Em sua comunhão conosco a respeito da obra do Senhor, ele salientou que,   entre os cooperadores, a limitação de utilidade e de dar frutos, em todos os casos, era devido à carência dessa única coisa: o quebrantamento do homem exterior. Por meio de muitos anos de sofrimento, ele experimentou plenamente esse quebrantamento e estabeleceu um bom exemplo nesse assunto. No que se refere ao meu conhecimento pessoal dele, essa foi a lição final que ele aprendeu do Senhor.

Esse texto foi tirado do livro: Biografia de Watchman Nee escrito por: Witness Lee

veja essa mensagem também no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=kyH1H13UY70&t=53s




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sangue De Cristo - Watchman Nee

Maravilhosa graça

Pregador de uma só mensagem